“Acima de um ganancioso,
existe sempre um
ganancioso piorado”


Dois irmãos herdam uma fábrica de produtos de limpeza após a morte dos pais. Um deles assume a liderança dos negócios, e, em meio a escândalos, busca soluções arriscadas e questionáveis para evitar a falência e preservar o sonho de grandeza.
ESCANDALOSO é uma comédia ambientada na caótica fábrica de produtos de higiene, A.R. Vida Limpa. O dono, Abelar Reys, alterou a fórmula do detergente LIMPOSO para reduzir custos, mas a nova composição causou alergias em clientes e funcionários. Abelar sofre um acidente fatal que mata ele e sua esposa, deixando a fábrica e seus escândalos para os filhos gêmeos de 20 anos, Bruno e Bruno Guilherme.
​
Bruno, o mais velho por cinco minutos, assume o papel de CEO e tenta salvar a empresa com um novo produto, o LIMPOSO HIDRATANTE, que promete limpar e rejuvenescer as mãos, para apagar a má reputação do "Limposo Piorado", como o anterior ficou conhecido. A tarefa de Bruno é complexa: ele deve pagar indenizações, comprar matéria-prima e reerguer a fábrica. Além disso, precisa lidar com Mário, um inspetor sanitário que quer fechar a empresa.
​
Ganancioso, Bruno se vê como um magnata em ascensão e está disposto a tudo para salvar a fábrica, até mesmo manipular e enganar seu irmão Bruno Guilherme. Temendo o fracasso, tenta contratar Mário, usando a tática de "manter os inimigos por perto". Paralelamente, Bruno procura fornecedores na deepweb e é contatado por um Estrangeiro anônimo que propõe um plano arriscado: criar uma versão ainda mais nociva do "Limposo Piorado". Convencido de que é um empréstimo temporário, Bruno aceita o dinheiro, sem revelar ao irmão que não pretende devolvê-lo.
​
A situação se complica quando as capangas do Estrangeiro aparecem para garantir a entrega do produto e exigem que ele seja testado em alguém.
​
"Escandaloso" tem uma premissa realista centrada nos problemas de uma fábrica com seus funcionários, clientes e fornecedores, mas frequentemente flerta com o absurdo para destacar a sátira sobre a natureza humana e a hierarquia social. A obra mostra que sempre há jogos de poder, e acima de um ganancioso, existe sempre um ganancioso piorado.
​
Crêditos:
Argumento: Ana Johann e Alana Rodrigues
Roteiro: Ana Johann
Consultoria de roteiro: Paula Knudsen
Projeto gráfico: Jack Holmer
Produção: Bruna Tavares
Revisora de texto: Vanessa C. Rodrigues
Social media: Flavia Sampaio
Audiodescrição: Bruna Tavares
Libras: ​Bela Lustoza
Baixe aqui o roteiro do primeiro Ato:
​ Projeto realizado por meio da Lei Municipal Complementar 57/2005 do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria da Cultura e Governo FederalÂ
