pomba3.JPG

Ana Johann é escritora-roteirista, diretora e consultora de roteiros. Enquanto autora tem desenvolvido seus projetos circundando temas como a sexualidade e a mulher. Os gêneros de ficção que mais tem trabalhado nos últimos anos são drama, thriller psicológico, ficção científica e comédia dramática, além de documentário. Tem atuado também como roteirista em salas de roteiros de outros autores, acrescentando tanto sua experiência em dramaturgia quanto de direção. 

Recebeu na 24° Mostra de Tiradentes (2021) o prêmio Helena Ignez como destaque feminino pelo seu primeiro longa-metragem de ficção “A mesma parte de um homem”. Ganhou também o prêmio de melhor filme internacional no RIFF Roma.

Ana tem especialização em documentário pela Universidade de Barcelona, especialização em Leitura de Múltiplas Linguagens pela PUC-PR e é Mestra em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti do PR. É também estudante de psicanálise.

Foi uma das três vencedoras do Concurso de Roteiros do FRAPA – Festival de Roteiros Audiovisuais de Porto Alegre - em 2015, com o projeto “Terrestre” atualmente renomeado com o nome de “Dias que palpitam no escuro”. Esse mesmo projeto foi selecionado para o laboratório internacional da Fundacion Carolina/ Ibermedia, em 2017 (Madrid).

EXPERIÊNCIA - NARRATIVA - MOVIMENTO

IMG_0770.JPG

Dirigiu e roteirizou sete filmes. Um Filme para Dirceu (2012), seu primeiro longa-metragem documentário foi prêmio especial de júri no 45° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro pelo desenvolvimento de linguagem.

 

Passou por importantes festivais no exterior e Brasil, entre eles, Mostra Internacional de SP e DOCsDF no México. Seu filme Notícias da Rainha (2013), híbrido entre ficção e documentário ganhou os prêmios de - melhor documentário Ibero-americano no FEMCINE – Festival de Cinema de Mulheres no Chile, melhor filme e melhor roteiro no 8° Encontro de Cinema e Vídeo dos Sertões e, melhor direção de arte e Designer sonoro no 8° Cine-PE. Foi selecionado para o Festival Dei Popoli na Itália e Festival de Edinburgh.  

 

 

Em 2015 lançou o livro “A construção do poético no roteiro cinematográfico”, pesquisa da sua dissertação de mestrado sobre os objetos simbólicos e narrativos que nascem ainda no processo de criação do roteiro e movimentam a cena. Foi professora da faculdade de cinema Unespar, na disciplina de roteiro de 2013 a 2017. Foi consultora do Núcleo SESI-PR de roteiro de 2013 a 2015. Foi consultora no Lab de série e longa no Festival Olhar de Curitiba em 2017 e 2018.

            Entre 2017 e 2021, participou como roteirista de quatro salas de desenvolvimento de séries de ficção das produtoras Grafoaudiovisual, Gp7 Cinema e café Preto Filmes.

CURRÍCULO COMPLETO

https://fernandaribas.com/curriculo/ana-johann

FILMOGRAFIA - DIRETORA


- A mesma parte de um homem, 2021, Brasil 100’, Ficção, 2k


- O que nos olha, 2017, Brasil, 71’, Documentário, HD

- Você ainda não está morta, 2016, Brasil, 22’, Ficção, HD

- Notícias da Rainha, 2013, Brasil, 19’, Documentário, HD

- Um Filme para Dirceu, 2012, Brasil, 90’, Documentário, HD

- Abaixo do Céu, 2009, Brasil, 52’, Documentário, HD

- De tempos em tempos, 2007, Brasil, 22’, Documentário.