20150814_152232.jpg

De 2013 a 2017, fui professora da disciplina de roteiro cinematográfico da Faculdade de Cinema da UNESPAR em Curitiba. Fui consultora do Núcleo SESI-PR de roteiro de 2013 a 2015 em Londrina e consultora no Lab de séries e longas no Festival Olhar de Curitiba em 2017 e 2018. Atualmente ministro oficinas, cursos livres e disciplinas em pós-graduações. Além da prática do ofício, venho há anos pesquisando e reunindo conceitos de dramaturgia que aplico a minha escrita, para as aulas e análise de projetos. 

São diversos aspectos do processo da roteirização que podem ser abordados em uma oficina ou curso de roteiro, desde a concepção da ideia até a construção de personagens, cenas, estrutura, processos de escrita, feitura, técnicas dramaturgicas e principalmente o ponto de vista de um autor. 

OFICINAS E CURSOS

 

TEMPORADA DE CINEMA - O ROTEIRO E O ROTEIRISTA

Seis aulas gratuitas estão disponíveis sobre a profissão de roteirista, seus pilares, a construção de sinopses, regras de feitura, elementos básicos de dramaturgia, além do processo de roteirização de um curta-metragem. 

 

 

 

 

JORNADA COMPLETA DO ROTEIRISTA

Neste curso você terá acesso as principais teorias de dramaturgia usadas hoje nos processos de roteirização sobre personagens, estrutura e construção de cenas assim como as aulas foram pensadas em etapas sequenciais que são comuns no processo de desenvolvimento de roteiros. Em algumas aulas o aluno ainda terá ainda um material de apoio que chamamos de ferramentas de análise em que  poderá usar no roteiro.

MÓDULO 1 - A construção dos personagens e suas falas!

MÓDULO 2 - Estruturas

MÓDULO 3 - Construção de cenas

 

ESCREVA SUA SÉRIE

https://www.youtube.com/watch?v=d_aGIhtDfuY&t=1s

 

 

MASTERCLASS E PALESTRAS

 

-A construção do poético no roteiro cinematográfico baseada no livro escrito por Ana Johann;

-A apropriação de temas pessoais para a escrita de roteiros - vida e narrativa;

 

CONSULTORIAS/ SCRIPTDOCTORING

Escrever é estar em contato com imaginários sociais e imaginários pessoais. Há sempre uma jornada de desenvolvimento para o roteirista que conta aquela história e uma jornada de etapas para o próprio projeto que está escrevendo.  Que imagens, quais personagens e situações eu escolho para que o meu ponto de vista sobre aquela temática seja aprofundado?

É preciso tempo, foco, estudo de dramaturgia, visão de mundo e também o contato com o olhar do outro.   Dessa maneira, enxergo a consultoria como um diálogo, onde eu irei entender que tipo de projeto você está escrevendo para pensar qual a melhor forma possível de ajudá-lo nesta jornada. A partir da leitura do projeto e roteiro escrito, irei escrever uma análise escrita com base em teorias analíticas além do meu ponto de vista. Feito isso, marcaremos uma conversa online para a discussão desta análise.  

CONSULTÓRIA DE PROJETO DE SÉRIE DE TV

CONSULTORIA DE ROTEIRO DE LONGA-METRAGEM

CONSULTORIA DE ROTEIRO DE CURTA-METRAGEM

Para orçamento de consultória ou curso, solicite uma proposta via e-mail anajohann@gmail.com. O tempo da oficina pode ser readequado, pode ser presencial ou online.