Produção: Capicua Filmes
Filme produzido por meio da Lei Rouanet com o patrocínio da Tuper
Filme disponível https://www.youtube.com/watch?v=nzS_oXUHJl4&t=1384s
UM FILME PARA DIRCEU / A MOVIE FOR DIRCEU
Dir. Ana Johann, 90’, Documentário, 2012, Brasil
Recebemos uma ligação. A pessoa que está no telefone diz que quer fazer um filme sobre a sua vida, por que tem muitas semelhanças com ‘Os dois filhos de Francisco’, com a diferença que ele não é o Zezé , nem o Luciano, é o Dirceu. Aos 17 anos Dirceu ficou paraplégico e depois de um ano voltou a andar. Dirceu é gaitero e seu seu sonho é viver da música. A proposta é acompanhar a vida do Dirceu durante três anos e incorporar o próprio processo do filme dentro do documentário.
I take a phone call. The caller says he wants to make a movie about his own life because there are many similarities to two famous Brazilian country music singers. The character Dirceu Cielinski became a paraplegic when he was 17 and could walk again after a year. When we first met him, he was an accordion player and his dream was to make his living from music. The main idea is to follow his life for three years and insert the film shooting process in the documentary.
FICHA TÉCNICA
Direção e roteiro: Ana Johann
Pesquisa: Ana Johann
Direção de Fotografia e câmera: Andre Chesini
Assistente de Fotografia e câmera: Diogo Wulff, Andressa Cor
Montagem: Nathalia Okimoto
Produção Executiva: Ana Johann
Som direto: Roseli dos Santos Ribeiro, João Marcelo Gomes, Rodrigo Janiszewski
Fotografia Still: Monica Wojciechowski, Rosano Mauro
Designer gráfico: Adriana Alegria
Projeto Lei Rouanet: Rosangela de Cássia
Captação de Recursos: Dirceu Cieslinski
Tradução inglês: Débora Carvalho
Tradução Espanhol: Viviana Mena
FESTIVAIS E PRÊMIOS
UM FILME PARA DIRCEU recebeu um Candango como prêmio especial de júri no 45ºFestival Brasileiro de Cinema de Brasília (Competitiva documentário longa-metragem) e prêmio de melhor som no Festival de Cinema de Maringá. O filme passou por festivais nacionais e internacionais, entre eles DOCS DF no México, Festival de Cinema de Tiradentes, Mostra Internacional de São Paulo, Festival do filme etnográfico de Recife e o In-Edit filmes.